Iniciou-se o período de candidaturas ao programa +CO3SO Emprego. Já conhece esta medida de apoio ao emprego e empreendedorismo? Saiba mais neste artigo.
Já estão abertas as linhas de financiamento do Programa +CO3SO Emprego, destinadas a apoiar a criação de emprego por todo o país.
Estima-se que esta medida, com uma dotação de 90 milhões de euros dos Programas Operacionais Regionais Norte 2020, Centro 2020, Lisboa 2020, Alentejo 2020 e CRESC Algarve 2020, venha a criar 1.600 novos postos de trabalho.
Em causa está uma medida de apoio ao emprego e empreendedorismo, incluindo o empreendedorismo social, que se afirma como uma peça importante na recuperação da economia nacional no atual contexto.
Este apoio, atribuído ao longo de 36 meses, sob a forma de subvenção não reembolsável (a fundo perdido), comparticipa integralmente (a 100%) os custos diretos com os postos de trabalho criados (salários e contribuições para a Segurança Social a cargo do empregador), bem como um adicional de 40% sobre esses mesmos custos.
Os apoios a conceder no âmbito do + CO3SO Emprego são financiados pelo Fundo Social Europeu (FSE).
O financiamento está disponível para micro, pequenas e médias empresas (PME) e para Entidades da Economia Social como Instituições Particulares de Solidariedade Social, Associações e Fundações, Cooperativas, Associações Mutualistas, Misericórdias, entre outros.
Os montantes do apoio variam em função de cada uma das três vertentes deste Programa:
1) No +CO3SO Emprego Urbano destinado aos territórios do litoral
Quando criados até 3 novos postos de trabalho, o apoio por cada trabalhador contratado pode atingir 1.500 euros por mês. Ao fim de 36 meses, este apoio totaliza 54.700 euros.
Estes apoios podem ser majorados nos seguintes casos:
2) No +CO3SO Emprego Interior destinado aos territórios do Interior do país
Quando criados até 3 novos postos de trabalho, o apoio por cada trabalhador contratado é de até 1.900 euros por mês. Ao fim de 36 meses, este apoio totaliza 68.400 euros.
Estes apoios podem ainda valores superiores nas situações três situações acima descritas.
3) No +CO3SO Empreendedorismo Social destinado a apoiar a criação de postos de trabalho em projetos de empreendedorismo social em todo o território de Portugal continental:
Quando criados até 3 postos de trabalho, o apoio máximo por cada novo trabalhador é de cerca de 2.200 euros por mês, totalizando, ao fim de 36 meses, cerca de 82 mil euros.
São passíveis de financiamento do + CO3SO Emprego a criação dos seguintes postos de trabalho:
São elegíveis os contratos de trabalho sem termo, desde que celebrados após a apresentação da candidatura.
Sem prejuízo de outras obrigações, é exigível aos beneficiários: