5
Jun
2020

Governance Internacional: Riscos enfrentados pelos gestores e administradores

5
Jun
2020

À medida que as empresas procuram oportunidades nos mercados globais, os administradores e gestores são cada vez mais desafiados a trabalhar em territórios diferentes, muitas vezes desconhecidos.

Ao mesmo passo que as empresas continuam a procurar oportunidades nos mercados globais, os administradores ou directores de diversas jurisdições são contratados para integrar os conselhos de administração de empresas estrangeiras, bem como de empresas nacionais que têm operações e activos noutros países.

A contratação de diretores de outros países pode ajudar a aumentar a confiança dos investidores, por exemplo: da mesma forma, uma empresa com sede em jurisdições diferente, mas com uma subsidiária nos EUA ou na Europa, pode procurar diretores para obter experiência e credibilidade. O diretor pode ter uma experiência geográfica internacional ou local valiosa relativamente aos objetivos de negócios, estratégia, operações e gestão de risco.

No entanto, actuar como diretor na Board de uma empresa global pode trazer grandes desafios. É verdade que, nos últimos anos, as leis e regulamentação de Corporate Governance começaram a convergir entre regiões, mas ainda existem diferenças internacionais críticas em relação às responsabilidades.

Há riscos associados ao trabalho de um diretor internacional e o leque de responsabilidades que assume pode ser significativo e extensivo. Os diretores podem ser responsáveis por uma série de questões imprevisíveis, algumas óbvias, mas outras nem tanto. Aqui podemos incluir questões relacionadas com fraude, concorrência, saúde e segurança, assuntos de relatórios financeiros, questões tributárias, leis ambientais, regulamentos de proteção de dados e regras locais de litígio, para citar apenas alguns.

É extremamente importante que um diretor de uma empresa internacional entenda o cenário de risco local.

Faça o download do legal update da IR Global, com participação da Cerejeira Namora, Marinho Falcão, e saiba como reagir ao crescimento internacional da sua empresa.

Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.